Flores

Flores
Flores

sexta-feira, 3 de março de 2017

“A indiscreta falta de charme da Universidade” – por Roberto Romano

 https://moaciralencarjunior.wordpress.com/tag/maniqueismo/
Moacir Pereira Alencar Júnior. (BLOG) 

“A indiscreta falta de charme da Universidade” – por Roberto Romano

Após ler na íntegra o artigo de Roberto Romano – professor de ética e filosofia da UNICAMP – publicado em 1987, no livro LUX IN TENEBRIS (Luz nas Trevas – livro sobre meditações sobre filosofia e cultura – páginas 87-96), resolvi destacar excertos deste artigo, que na década de 1980 fazia criticas contumazes ao nosso modelo de universidade e o modo de ação e construção da intelectualidade brasileira. Após a análise do artigo,  encontrei  muitas semelhanças com nossa realidade acadêmica – quase três décadas depois. O modelo adotado em nossas universidades públicas – na metodologia e na relação discente-docente está cada vez mais sem fisionomia, empobrecido, pormenorizado e vulgarizado.

Encontramos um culto pelo panfletário, um louvar ao desconhecimento, onde a verdadeira construção de um debate com sabedoria, seriedade e objetivos claros se tornam cada vez mais escassos, sendo por muitos evitado, por interesses imediatistas, ou pelas perspectivas mais obscuras possíveis.
———————————————————————————————————————————————————————————————————————
Roberto Romano
Roberto Romano

[…] Nos recintos acadêmicos brasileiros, sempre que alguém pronuncia a palavra santa, “transformação”, os ouvintes são tomados de um pânico religioso. A ordem – transformar –  deixa de lado, entretanto, pela angústia de vencer o tempo, o “formar” que lhe é essencial. A forma torna-se questão menor desde que alguns conteúdos sejam veiculados, ele pouco importa. Na universidade vivida e pensada assim, não se faz filosofia. Tal nome disfarça uma técnica, ou várias, de manipulação da fala e consciência alheias.

A fragmentação de forma e conteúdo, solidária com a divisão do trabalho espiritual resulta, sempre, na “falta de cultura dos especialistas” para usar o Tom de Nietzsche. Mentes afeitas a operações repetitivas, os especialistas tornam-se insensíveis – são anaístetos, como diriam os gregos – e não percebem as delicadas e multicoloridas teias da vida.

[…] Rapidez, fragmentos, divisão, incultura, grosseria: falta de sensibilidade para o belo e para o verdadeiro, tais são as cicatrizes profundas, na face da universidade “transformada” pelo Estado, pelo populismo, pela mercantilização da alma brasileira. […] Colocamos como padrão do conhecimento sua “utilidade”, militantes progressistas e mantenedores do status quo unem esforços. Triste coincidência dos opostos. […] O conteúdo, separado da forma, é, justamente, o correlato de uma sociedade esfacelada, feia, não verdadeira.

[…] O populismo romântico erige, justamente, esse defeito sem ideal, norma de gosto e vida. Ao invés de lutar para que as formas de pensamento, ação, modos sociais, artes, ciências se refinem, pelo trabalho disciplinado do espírito, as hordas dos parasitas intelectuais, que vivem do “popular”, tudo fazem para banir, na universidade, e se possível, do social, as formas culturais que são patrimônio humano. Desculpa: trata-se de purificar o saber das influências deletérias burguesas.

Numa universidade paulista, um desses doutrinários do “saber popular” irritou-se profundamente, quando colegas referiam-se  a Proust, Balzac, e outros escritores, numa discussão sobre o ensino de … literatura.  “O povo não precisa de espírito, nem de Balzac, nem Proust. Precisa é de feijão!”. Foi delirantemente aplaudido por meio auditório de imbecis, responsáveis pela formação de jovens estudantes. Foi explicado ao demagogo, com muita paciência, que é exatamente isto o feito hoje com o proletariado, cujo movimento máximo permitido, em termos somáticos, é o de conduzir  mão para a boca. Nada mais. E que sua fala “revolucionária” só piorava a dominação burguesa habitual. Alguém lembrou Sartre: não foi exatamente o número de sacos de batata introduzidos na França, antes de 1789, que decidiu a revolução francesa…

A vida encerrada nos limites da militância é rápida, descompromissada com o belo, o verdadeiro. Justamente por isto, ajuda a impedir qualquer transformação. Muitos progressistas imaginam até que modernizar e revolucionar uma sociedade tem o mesmo significado. Ora, existem instituições bastante modernas, como o Estado e a Igreja, mas demasiado conservadoras. […] A reflexão sobre a forma pode esclarecer o quid pro quo semelhantes a esteentre progressismo e modernidadecujos resultados foram danosos, sobretudo para os dominados.

O lugar comum mais expandido, na Universidade de hoje, é a ideia de uma “consciência crítica”.Tudo é crítico, evidentemente. O aluno do primeiro ano precisa demonstrar a posse de tal qualidade, ou está perdido. A crítica se exerceria antes do conhecimento basilar do campo discutido. Kant levou décadas e décadas estudando a físico-matemática de Newton, a filosofia de Hume, refutando em silêncio Leibniz ou Wolff. Só depois disso escreveu a Crítica da Razão Pura. Marx passou tempo semelhante no Museu Britânico, estudando Ricardo, Adam Smith, Hegel. Aí redigiu a Crítica da Economia Política. A epistemologia engraçada, assumida pelos estultos mestres populistas, por medo ou conivência face aos alunos, diz que a verdade não se encontra nos livros ou laboratórios, mas na vida. Dessa mentira piedosa os estudantes só se darão conta, após a queda na existência efetiva da empresa, das igrejas, dos partidos. Ali, quem não sabe é conduzido. Recebe ordens, aguilhões como diz Canetti.

[…] A filosofia não se limita a vivência. […] Com tantas cabeças “críticas” militantes, é estranho, no mínimo, que tudo continue estável nas ligações curriculares entre universidades e instituições centrais da República. Poucos se interrogam sobre a relação existente entre diploma, competência, requisitos disciplinares. Desde o princípio, parcas são as interrogações sobre as próprias “especilidades”. […] A imaginação se estiola nesta subcultura universitária e militante, perfeitamente hospedada pelas malhas da grade curricular. Ambas barbárie populista e rede dos cursos burocraticamente determinados, colaboram para o assassinato das almas universitárias, pouquíssimas, que ainda insistem em desabrochar para o diálogo internacional do espírito. Não surpreendente, pois, que as monografias terminais dos cursos sejam provincianas e calamitosas. Nelas amontoam-se lugares comuns sem a mínima invenção e inteligência. Triste ladainha do Mesmo.

Sem graça, verdade ou beleza, não espanta, também, que os cursos de graduação e pós-graduação sejam cada vez mais pobres, enfadonhos. Os populistas acadêmicos, hoje, são impotentes para perceber até o que fazem da universidade. Como dela desacreditam, possuem extrema flexibilidade, prestando-se prazerosamente ao serviço de caluniá-la. Os mesmos que um dia a denunciam como “inútil porque burguesa”, no momento seguinte aceitam assumir compromissos com autoridades – laicas ou religiosas – cujo único alvo é domar seu ímpeto. Aí, os parasitas do populismo mostram sua face burocrática: sentam-se nas pretensiosas comissões de “alto-nível” e passam a tonitroar medidas punitivas, dirigindo-as aos colegas mais livres e cultos, ou menos espertos. Tais carreiras, dos servos espirituais, são rápidas: mestres na adulação dos poderosos, e na auto-propaganda indulgente face á massa, utilizam tal técnica infalível, poupando, assim, o tempo. Desse modo, irritam-se contra seus pares que se atrasam, detendo-se em tolices superadas, como a verdade, a ética profissional, o orgulho, o direito de errar no vagaroso processo de pesquisa.

[…] Para isto, torna-se preciso colocar nas mãos  e olhos dos estudantes, não mais compêndios só utilizáveis para o enrijecimento de sua alma, mas textos de filósofos que ensinem o valor da vida e da beleza, estas coisas tão inúteis para os poderosos de sempre. (caminhando na busca da síntese das sensações).

[…] Sabemos agora porque a universidade é tingida de preto e  branco, pelo maniqueísmo, ou cobre-se com o pó mortal das Quartas-feiras especulativas. Dela foram banidos os matizes, a suave coloração das vogais, a música da Gaia Scienza. Em seus recintos, predomina a pressa no alinhamento. Ali, os ouvidos são violentados pelo passo de ganso – movendo-se pelo ritmo rápido e surdo das consoantes – e temem o grito de guerra contra a vida. Nas disciplinas, ensina-se o pavor pela beleza, resultando o ódio pelo raciocínio elegante. Tudo isto sufoca  o pesar e torna quase impossível o conhecimento. Impera, soberana, a metafísica dos “pobres”, presa ao empírico mascarado de “concreto”; o “útil”, o “comunitário”, o vulgar. No mais profundo esquecimento do ser, define-se a miséria máxima da ação e da palavra. […] Restam apenas os corvos acadêmicos, com seu coro “crítico”: “uni-verso, uni-versitas”. Filosofia? Never More…

quinta-feira, 2 de março de 2017

Jornal da Unicamp

NOTÍCIAS

Militares e empresários minaram Justiça no Golpe, demonstra livro

Historiador analisa CLT e contesta versão de sua origem fascista
No período entre 1963 e o Golpe de 1964, a Justiça do Trabalho vinha tomando uma série de decisões favoráveis aos trabalhadores e sindicatos, que tinham aprendido a “jogar o jogo” da legislação e da justiça trabalhistas, usando a seu favor as regras do “sistema CLT”. É o que diz o historiador e professor Fernando Teixeira da Silva, do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Silva acaba de lançar o livro “Trabalhadores no Tribunal: Conflitos e Justiça do Trabalho em São Paulo no Contexto do Golpe de 1964” (Editora Alameda/Fapesp).
O autor analisou as decisões tomadas pela Justiça do Trabalho paulista no que chama de “grande ano de 1963” – do início daquele ano até a deflagração do golpe, no fim de março de 1964, e encontrou um padrão de crescente atendimento às demandas dos trabalhadores pelos tribunais especializados, em especial o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo). 
“O que ficou muito evidente é que a Justiça vai se posicionando cada vez mais favoravelmente às demandas dos trabalhadores”, disse Silva. “Isso fica ainda mais claro a partir do segundo semestre de 63, quando os trabalhadores passam a ter uma movimentação política extraordinária, não apenas em relação a suas demandas específicas, mas também em relação à politica nacional como um todo, e essa pauta dos movimentos sociais passa a interferir diretamente no comportamento dos magistrados”.

Professor Fernando Teixeira da Silva
O historiador e professor Fernando Teixeira da Silva, autor do livro “Trabalhadores no Tribunal: Conflitos e Justiça do Trabalho em São Paulo no Contexto do Golpe de 1964”: sentenças favoreciam sindicatos
A partir da análise de mais de cerca de 500 processos, o autor afirma que “a Justiça teve um comportamento bastante favorável, no sentido de um maior equilíbrio da distribuição de renda. Se não era tão impactante, foi o suficiente para deixar empresários e fazendeiros extremamente contrariados em relação à Justiça do Trabalho”. Tanto que, depois do Golpe de 64, aponta Silva, uma das primeiras medidas do governo militar foi limitar drasticamente o chamado poder normativo da Justiça do Trabalho – sua prerrogativa de definir reajustes salariais e novas condições de trabalho.
“Porque o governo militar sabia, assim como os empresários, que a Justiça vinha atualizando os salários de acordo com a inflação, em alguns casos até um pouco acima da inflação. Então, a resposta foi imediata, tentando controlar esse poder da Justiça de definir qual deveria ser o aumento salarial das categorias nos momentos de dissídios coletivos. Essa é uma das implicações da pesquisa”, disse.
Rurais
Outro resultado da pesquisa, afirmou Silva, foi perceber como a Justiça e os trabalhadores urbanos “abriram a oportunidade extraordinária de participação dos trabalhadores rurais no tribunal”, ao menos do caso do Estado de São Paulo. “Essa movimentação dentro dos tribunais teve impacto nas relações de trabalho, nas fazendas, sobretudo no final de um processo muito longo de definhamento do colonato, que até então definia as relações de trabalho no campo”.
“Esse é um fenômeno muito interessante, para o qual a pesquisa passou a dar atenção em tempos recentes: a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dava algumas possibilidades de recurso, de acesso a direitos, para os trabalhadores rurais. Como salário mínimo, carteira profissional, direito a férias. Esses trabalhadores começaram a entrar na Justiça, a partir dos anos 50, para reivindicar esses poucos direitos que a CLT cobria”, declarou.
No caso específico de São Paulo, a pesquisa de Silva viu como os trabalhadores dos canaviais conseguiram, caso a fazenda tivesse uma usina e fizesse a transformação da cana em açúcar e álcool, passar a ser considerados industriários. “Foram basicamente os sindicatos dos trabalhadores da alimentação que ingressaram na Justiça, ampliando esses direitos. E começaram a ganhar, inclusive com contratos que reconheciam o direito desses trabalhadores, os mesmos direitos que havia na CLT”.
Aos poucos, aponta o pesquisador, a Justiça do Trabalho foi ampliando a sua jurisdição em relação às questões do campo. Um dos resultados foi o Estatuto do Trabalhador Rural em 1963, adotado no governo João Goulart. “Em grande parte, isso é consequência do avanço da sindicalização no campo, das lutas no campo, mas também dessa luta miúda, feita nos tribunais, no dia a dia, através de trabalhadores, seus advogados e seus sindicatos”.
Pelega ou fascista?
O livro aborda, e busca refutar, duas críticas comumente feitas à estrutura brasileira de legislação trabalhista e Justiça do Trabalho – pelos liberais, de que teria uma inspiração fascista e paternalista; pela esquerda, de que seria uma forma de “domesticar” as reivindicações dos trabalhadores.
“É preciso entender a Justiça como uma série de contradições”, disse Silva. “Ela não é, necessariamente, pró-trabalhadores ou pró-patrões, a princípio. Se a gente pensar que a Justiça, de modo geral, é um campo de conflitos, vai depender muito de uma série de outras variáveis – a constituição dos tribunais, a formação desses magistrados, o grau de mobilização dos empresários, dos trabalhadores, dos sindicatos, quer dizer, a Justiça em si não é uma coisa ou outra, a priori. Vai depender de uma serie de outros fatores, muitos deles conjunturais”.
No período específico estudado, “a ação da Justiça foi mais propositiva em relação aos direitos dos trabalhadores do que quando eles entravam em acordo direto com os empresários”, afirma o pesquisador. “É muito evidente que a Justiça estava favorecendo os trabalhadores muito mais do que as negociações diretas com os patrões”.
Naquele momento histórico, “os juízes começaram a manifestar, nos seus votos, uma sensibilidade em relação aos argumentos levantados pelos trabalhadores, no sentido de uma maior distribuição de renda”, aponta.
“Inicialmente, no primeiro semestre de 1963, eles procuram agir de acordo com o que se esperava, por parte do governo e dos empresários: respeitar o Plano Trienal do governo, elaborado pelo economista Celso Furtado, em que trabalhadores e patrões deveriam apertar os cintos, controlar aumentos de salários”, descreve. “No entanto, a Justiça percebeu que o controle da inflação estava praticamente fora das possibilidades do governo: no segundo semestre já era muito claro que o governo não tinha esse controle. Aí, cada vez mais, a Justiça passa a jogar favoravelmente aos aumentos demandados pelo movimento operário”.
Além disso, os trabalhadores passaram a explorar brechas na legislação, incluindo a lei de greve, para pressionar a favor de suas reivindicações. “Eles utilizaram essas brechas para, justamente, incentivar mais greves e um movimento operário cada vez mais organizado. Então, é preciso entender como é que os juízes acabavam sendo, de alguma forma, pressionados diretamente pelos trabalhadores e como acabaram reagiam a essas pressões”.
A ideia da inspiração exclusivamente fascista do aparato trabalhista brasileiro também não se sustenta, disse ele. “A partir de uma comparação muito sistemática entre a Justiça do Trabalho brasileira e a Magistratura del Lavoro do fascismo italiano, pude mostrar que, na prática, são duas justiças muito diferentes do ponto de vista de questões como representação paritária, em relação à conciliação de classes, ao próprio poder normativo, enfim, a uma série de questões em que se comportavam de maneira muito diferenciada e tinham uma estrutura também muito distinta”.
A pesquisa de Silva mostrou que o desenho da Justiça do Trabalho brasileira se apoia em diversas fontes internacionais, incluindo experiências da Austrália, da República de Weimar e, mesmo, do New Deal dos Estados Unidos.
“Então, não podemos atribuir uma identidade única a essa Justiça a partir de um ‘pecado original’, como se tivesse comido a maçã fascista, mordido a mação de Mussolini, definindo tudo isso como um modelo fascista, autoritário, populista, que deve ser destruído”, disse o autor. “A CLT, a Justiça do Trabalho, o direito social, de maneira mais geral, já é um patrimônio dos trabalhadores. Não é algo que foi simplesmente montado de cima para baixo para manipular, para controlar. São instrumentos também mobilizados e apropriados pelos trabalhadores”.
Legislado ou negociado
“Isso fez com que esse edifício todo que se ergueu no Brasil, que é o modelo legislado, se colocasse muitas vezes em defesa dos trabalhadores, ao contrário do que poderia ter sido em um modelo negociado, de simples relação direta com os patrões sem o anteparo da Justiça, sem o anteparo da CLT”, afirma Silva. “Se formos pensar em termos contrafactuais, uma não-existência da CLT, da Justiça do Trabalho, teria sido muito mais prejudicial aos trabalhadores. Quanto a isso, não tenho dúvida”.
Nesse contexto, o pesquisador acredita que a inversão da estrutura tradicional de resolução de conflitos trabalhistas no Brasil – onde o legislado se sobrepõe ao negociado – representa uma perda para os trabalhadores.
“Esse arcabouço legal continua a ser importante. O que acontece hoje é que você tem uma profunda recessão, um ataque extraordinário aos direitos dos trabalhadores, mas também ao Direito do Trabalho, a noções protetivas desses direitos”, disse. “Este é o momento em que mais temos a perder. Durante toda a história do Direito do Trabalho, talvez estejamos vivendo o período mais difícil, mais frágil”.
“Não diria que não é preciso haver mudanças legais, mudanças nessas estruturas, nessas tradições”, ressalva. “Mas cabe, sobretudo, ao movimento operário, aos trabalhadores, ao movimento sindical, se manifestar a respeito. Neste momento, eliminar toda a tradição de direitos que foi construída é um risco muito grande não só para os trabalhadores, mas para a sociedade”.

Capa LivroSERVIÇO
Título: Trabalhadores no Tribunal: Conflitos e Justiça do Trabalho em São Paulo no Contexto do Golpe de 1964
Autor: Fernando Teixeira da Silva
Páginas: 307
Editoras:Alameda/Fapesp
Preço: R$ 54,00

Daner Hornich e outros, sobre religião, laicidade, Maquiavel...(PDF)

https://www.google.com.br/search?q=roberto+romano+diderot&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gws_rd=cr&ei=vVq4WPiNCc79wATT97jwBg#q=roberto+romano+diderot&start=70&*

Os impostos e as revoluções, Roberto Romano

Os impostos e as revoluções
Por trás das grandes transformações, sempre esteve a questão tributária
Roberto Romano

O CONTRIBUINTE
Esta ilustração anônima representa o Terceiro Estado - o povo, na época da Revolução Francesa - carregando os nobres e o clero. Ele paga, mas não sabe
para onde vai o dinheiro
Quando analisa os impostos, em Economia e Sociedade, o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) conta uma anedota que revela o juízo real dos contribuintes sobre o Estado. Em Nápoles, Weber pergunta ao dono de uma fábrica algo sobre a eficácia da Camorra nos negócios. "Senhor, a Camorra me tira X liras por mês, mas me garante a segurança. O Estado me leva 10X e não garante nada". O bom napolitano refaz a doutrina dos mais santos escritores, entre eles São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.

Não precisamos de muito latim para entender o que afirma Padre Vieira no "Sermão do Bom Ladrão", de 1655: "Diz Santo Tomás que se os príncipes tiram dos súditos o que, segundo a Justiça, lhes é devido para conservação do bem comum, ainda que o executem com violência, não é rapina ou roubo. Porém, se os príncipes tomarem por violência o que se lhes não deve, é rapina e latrocínio. Santo Agostinho fala que os reinos são latrocínios, ou ladroeiras grandes, e os latrocínios, ou ladroeiras, são reinos pequenos". 

O filósofo holandês Erasmo de Rotterdam (1466-1536) se levantou ao perceber que os governantes modernos aumentavam sua fome de impostos. As taxas servem para o bem comum? Erasmo duvidava: "Quero saber qual o cargo, a função ou governo que não sejam venais. A odiosa política tributária, que se torna ainda mais odiosa por causa dos funcionários orgulhosos, gera fortes ressentimentos contra os governantes; mas, aos seus olhos, nenhum expediente parece indigno, se produz o dinheiro que gera a fome dos pobres e alimenta o luxo dos nobres, ou melhor, dos ladrões". Até hoje, nos Estados Unidos, terra puritana, cartazes advertem: "Não roube, o governo odeia competição!". 

Impostos são uma necessidade ordenada pela Justiça ou uma subtração indevida dos recursos privados? A pergunta segue a história política desde o rei francês Felipe, o Belo (1268-1314). Para garantir o Estado, ele assumiu pesados compromissos guerreiros e diplomáticos. Como o recurso fácil de desvalorizar a moeda não dá certo, ele arrancava verbas - sempre ditas, por ele, contribuições provisórias - dos contribuintes. Foram assaltados judeus, conventos, banqueiros. Na hora de o papa entregar seus cofres, explodiu o conflito entre Igreja e Estado. O papa Bonifácio VIII, na bula Clericis Laicos (1296), proibia a cobrança de impostos sem licença papal. Felipe vetou então a saída de recursos franceses para o Vaticano. No Jubileu de 1300, muita moeda fluiu para Roma, o que esvaziou os cofres reais. As tentativas do rei para salvar as finanças terminaram com sua excomunhão. 

A revolução inglesa do século XVII surgiu, entre outras coisas, devido aos tributos. Mandava a Carta Magna que os reis deveriam respeitar, quando desejassem aumentar a carga tributária, os prazos dos súditos. Mas o rei Henrique VIII e suas filhas - Mary Tudor e Elizabeth -, que lhe sucederam, precisavam arrancar dinheiro para manter o Estado. Não sendo obedecidos pelos parlamentos, os três os dissolviam e arrumavam disfarces para conseguir impostos. Lutar contra os impostos requer mudar o Estado. Foi o que precipitou as revoluções democráticas de Inglaterra (século XVII), Estados Unidos e França (século XVIII). As mudanças revolucionárias diminuem o segredo estatal e obrigam os governos à transparência. No sistema absolutista, o soberano não devia satisfações. James I disse, em 1616: "Os reis são justamente chamados deuses. Deus tem poder de fazer ou desfazer ao seu arbítrio, (...) e a ninguém prestar contas. O mesmo poder possuem os reis, que só devem prestar contas a Deus".





O rei Carlos I, filho de James, também abusava dos impostos. Até restaurou alguns em desuso. As decisões foram condenadas pelos democratas no Manifesto dos Niveladores, redigido pelo parlamentar John Lilburne: "Não está em seu poder arrancar taxas sobre nenhum tipo de alimento, ou demais bens, produtos primários, após quatro meses depois do início do próximo parlamento, pois se trata de um peso opressivo contra o comércio, e caro na receita. Os dinheiros gastos ali aumentam em muito as taxas públicas; como todo dinheiro a ser coletado vem do povo, modos pesados de taxação não podem ressurgir, nem se deve arrancar dinheiro por outros meios (....), a não ser pela média de igual peso para toda pessoa e situação no país". 

Apesar de ter superado o absolutismo, era com ele que a Inglaterra tratava seus colonos nos Estados Unidos. O parlamento inglês criava impostos, a ser pagos pelos americanos, para sustentar a guerra contra a França. Como os americanos boicotaram as mercadorias taxadas, os ingleses criaram impostos sobre os selos e o chá. A tese que gerou o novo Estado americano, expressa na Constituição, retomava o princípio democrático do século XVII inglês: o Congresso define e arrecada impostos, mas eles "devem ser uniformes em todos os Estados Unidos". O mundo liberal ordenava que os impostos obedecessem à igualdade e não excedessem os recursos dos contribuintes. 

Outro exemplo de imposição de tributos no Absolutismo: Luís XIV, rei da França, desejava impostos. O Terceiro Estado - o povo - pedia, em troca, a transparência do cofre estatal. "As finanças são o nervo do Estado. Como o sistema nervoso fica escondido sob a pele, convém manter ao abrigo dos olhos as fraquezas ou a força das finanças", dizia o clero. 

O Iluminismo surgiu contra essa atitude. Pregava a transparência nas contas estatais e impostos que não atrapalhassem a produção. "A glória do soberano é pedir apenas subsídios justos, absolutamente necessários; a felicidade dos governados é só pagar tais impostos", dizia Denis Diderot na Enciclopédia. "Se o direito do príncipe na percepção dos impostos fundamenta-se nas carências do Estado, ele só deve exigir o tributo conforme tais carências (...). Os impostos no Estado são como as velas de um navio: (servem) para levá-lo ao porto, não para sobrecarregá-lo, detê-lo no oceano e submergir." 

Esses passos da Enciclopédia, além de livros ingleses e americanos comentados em jornais, foram lidos no Brasil por insurgentes em Minas Gerais (1789) e nas outras tentativas de aqui fazer um país autônomo, liberal e moderno. Portugal, absolutista, ignorava o Iluminismo e combatia as revoluções inglesa e americana. Como não praticava a responsabilização pública dos governantes, o Estado lusitano era ainda mais irresponsável diante do Brasil, tratando-se de impostos. Em 1785, um Fisco arbitrário proibia aqui toda atividade industrial e aumentava a taxação de produtos portugueses. Com as jazidas de ouro quase secas, o governo da Corte imaginou a derrama, uma taxa compulsória a ser paga pela população para completar a cota imposta de 100 arrobas do metal. Dom João VI chegou a nossa terra para fugir da Revolução Francesa e erradicar sinais das revoluções inglesa e americana. O Estado que instaurou é de ordem absolutista, da criação do Banco do Brasil para financiar o aparelho do governo ao centralismo que arrasta os impostos para o Rio de Janeiro. Eram ignorados pressupostos como o de igual repartição dos custos pelo país. 

Em termos tributários, o Brasil ainda é regido de maneira absolutista. Nossos governantes e legisladores dão as costas aos princípios democráticos. O destino do dinheiro dos impostos é matéria sigilosa para a cidadania. A licença para criar impostos não tem limites. Por outro lado, a decisão do Supremo Tribunal Federal que nega a quebra do sigilo dos cartões governamentais reforça a falta de transparência no uso da verba pública. Quem paga o Estado só tem notícia do dinheiro público nos escândalos, nunca punidos com rigor. Em nosso território, os impostos são destinados em favor do poder político. A economia e os setores que dependem de investimento governamental ficam na perene indecisão sobre o amanhã. O contribuinte recebe deboche dos governantes e legisladores, absolvidos pelo foro privilegiado. Aqui, só os donos do Estado gozam de reais prerrogativas políticas. E, não por acaso, a taxa de corrupção de nossos políticos é das mais elevadas do planeta. Pagamos impostos para a segurança e bem-estar da sociedade? Voltemos ao bom napolitano de Max Weber: quanta sabedoria!

Roberto Romano é filósofo e professor de Ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)




Foto: AKG/Latin Stock

Roberto Romano, Diderot Penélope da Revolução, Revista USP (PDF)

http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25438

Flores e casa, flores em casa....









quarta-feira, 1 de março de 2017

How ´latin´is Latin America? Roberto Romano

How ´latin´is Latin America? Roberto Romano

Revista Art-Press 249, septembre 1999
How ´latin´is Latin America?

Roberto Romano

Applied to the vast geographical zone that stretches from Mexico to the Caribbean and from there all the way to the south, “Latin America” is what Émile Benveniste called a “starter” term. We have plenty of evidence that the “Latinity” of South America is far from obvious and that the term is misleading as regards discourse, economics, politics, art and religion: yet, whenever a writer —even a South American— is stuck for a way of describing the continent´s cultural fabric, out comes that word ´Latin`, allowing him to start his argument.

Authors who have taken on the thankless task of studying the “Latinity” of America tend to begin in the 19th century with intra-European feuding and the rivalry between Europe and the emerging U.S. Artur Ardao cites Michel Chevalier, a French Saint-Simonian whose depiction of America cultures, published in 1836, drew on old ideas concerning hypothetical “Saxon”, “Germanic”, “Latin” or “Slav” identities. He declared that North America was Protestant and Anglo-Saxon, while the South was Catholic and Latin. (1) But here we need to consider the broader context, beyond the social utopias and doctrines formulated in the “Age of Prophets”. ( 2)

The term “Latin America” originated in French foreign policy and, more particularly, in Napoleon III´s attempts to gain a firm foot-hold in the Americas. For the Emperor, it was vital that the U.S. should not take control of Mexico, since it would make them dominant all the way to the West Indies and South America. “If”, Napoleon wrote to General Forey, “Mexico retains her independence and territorial integrity, and if, with the support of France, a stable governement can be established there, we will have restored its strenght and prestige to the Latin race on the ´other´ side of the Ocean […] it is our duty to intervene in Mexico and to raise our flag there”. ( 3) Analysts of Hispanic South America also signal the attempt to use French culture in the intellectual movements working for the modernization of society and the state, with a view to reducing the Spanish influence. In the case of Brazil, we should not forget that when Dom João fled there as Napoleon I ´s army advanced into Portugal, he was followed by a wave of French influences whose impact on Brazilian culture was felt all the way through to the 20th century.

In Search of the ideal colonist

It is important to realize that the name “Latin America” was the fruit of political, economic, strategic, ideological and even religious conflicts involving Europe, the U.S. and South America itself. The word “Latin” does not refer to a common culture inherited from “Latium” via Spain and Portugal, but was an invention designed to bring out the strategic difference of the southern continent with regard to the northern one. While North Americans were said to be Protestant capitalists, materialist believers in the market, South Americans, like the French, were seen as upholders of cultural and spirituals values. South Americans governments have played on this uncertanty ever since : should they assert their affinity with the political, doctrinaire and artistic forms and culture of France, or welcome U.S. hegemony ? The Organization of America States, a product of North American dominance, has always been handicapped by this dilemma: even today, its members still havent´t made up their minds as to wether it is better to accept U.S. dominance or to seek cooperation with France, which epitomizes “Latinity”. It was a similar uncertainty that underlay the debates as to the kind of immigration that would be strategically most appropriate for the new nations.

Thus, in the 19th century, discussions concerning the kind of workforce that would best replace the slaves unfailingly referred to ideas about the “hardworking and disciplined” character of certain nations. Italy, France and Germany were perceived as models. Hence the large numbers of Italian and German immigrants in Brazil. The French influx was limited to the major towns and to highly qualified sectors from the arts to engineering, from agronomy or urbanism and military planning.
Thus, the recipe for ideal colonization propounded by various social doctrines at the turn of the 20th century brought together cultures that were not only in conflict but would soon the fighting each other to the death in two world wars.

In Brazil, the issue of the “ideal immigrant” was hotly debated from Empire to Republic. The positivists, purported upholders of French culture, were divided: some called for German, others for French. Miguel Lemos, the head of the Positivist Church, represented the latter position, while the former was embodied by Luis Pereira Barreto, leader of the unorthodox positivists. Lemos claimed that “Barreto´s ideal is Germanization of Brazil, and so he extols the ´noble German race´. Barreto countered this accusation of Germanophilia with demographic arguments: “if I have not recommended French immigration, it is only for reasons of common sense. I know that France does not have enough inhabitants even for her needs […] and it would be the height of folly to ask her to depopulate in order to come and populate Brazil. The most rudimentary knowledge of demography rules this out: it is well known tha the populations of Prussia and England will double over next 45 years, whereas it will take France 198 years to double its own (Bertillon)”. (4) Like many others, Barreto sought a way of setting the huge Brazilian territory with productive immigrants who would be able to break with the “backward” models of the earlier Iberian colonists.

While the ideological debate raged on, politicians pursued “practical” ways of replacing the African slaves who had sustained the country´s economic activity for hundreds of years. Thus the first liberal government made plans to import Chineses laborers, who were reputed to be “an excellent working tool”. While the positivists objected, their humanitarian approach was very much the exception. With their hegemonic position in world coffee production and trade, liberals took a pragmatict approach, seeking immigrants who would increase productivity and agricultural expertise while offering “innate” honesty and discipline. This idealized “good immigrant” —the mirror image of Rousseau´s “noble savage”— was, they argued, the only way of overcoming the handicaps afflicting large numbers of the poor, including the “desorganized and lazy” peasant farmers, the “savage and violent” natives and, last but not least, the Africans, that “impure and redoutable horde of the two million blacks, suddenly gifted with constitutional prerogatives”. Described by some prominent liberals as the “this African toxin”, blacks were perceived as threatening “the physical unity of the Nation itself, abasing the nationality level in proportion to their prominence in the mixture” (5) For such liberals it mattered little whether immigrants were Latins or Teutons: they could be anything provided they were not African, not part of the “toxin” threatening to cripple economic and social depelopment.
Thus, in accordance with this policy of substitution, governments from the Empire period to the Republic attracted immigrants of nearly every nationality. Today, in the State of São Paulo, not far from the border with Paraná, the small town originally named Núcleo Colonial Barão de Antonina remains a kind of Tropical Babel, with the descendents of Russian, Japanese, Hungarian, German, Portuguese, Spanish, Polish and many other nationalities all living side by side. The plan had been to give these new arrivals and adaptation period to learn all about the conditions of Brazil and the land that they would soon be farming. But this was abandoned in favor of the direct implantation of the different national groups in separate regions. The Núcleo is a monument, a unique community where Russians would fraternize with Japanese and and all would tend their garden in perfect, Candide-like harmony. (6)

Why do I insist on this aspect of Brazilian immigration ? Because it played a crucial role in the “modernization” of the country´s economic life, as indeed it did throughout south America. While the black labor force was less prominent in Argentina and Chile, the political élites there were just as anxious to find “industrious and disciplined” immigrants to replace the “undesirable” Indians, the Spaniards, who were reputedly averse to hard physical work, and other “backward” groups. In the light of this doctrine, which prevailed in the late 19th and early 20th centuries, it seems more than a little dubious to describe South American culture as “Latin”.

Thus, if we dig beneath the culturally homogenous topsoil of the Spanish and Portuguese languages, we find a real diversity of cultures and populations. We already know, of course, that North Americana has its own “Latin” territory in Quebec, that English is spoken in the Caribbean and that at least two Guianas are not “Latin”. To this can be added the Germanic population in the State of Espirito Santo, which is of Pomeranian origin. São Paulo too has a sizeable German colony, complete with Jewish communities that have sustained a Yiddish culture. Throughout the country one can find inhabitants of Arab origin, mainly Lebanese or Syrians, plus Turks and Armenians. In Paraná State, there are large Japanese, German, Polish, Hungarian, Ukrainian and Russian colonies. In the State of Santa Catarina you will find Germans, poles as well as Portuguese from the Azores, which has a different culture from the Portuguese mainland. There are large German and Italian contingents in Rio Grande do Sul.

Thix mix of nationalities proved highly uncomfortable for the dictator Getúlio Vargas, both before, during and after World War II. In the face of the Nazi thread, and the risk that the German and other populations might break away, his government took a number of extreme measures. A ban on vernacular languages in schools and public places was consolidated by an aggressive propaganda campaign in favor of “Brazilianness”, a fictional construct in which cultural, political, religious and racial conflicts were dissolved into a homogeneous value system founded on a mythical “racial democracy”. The reality is that all these cultures and nationalities created and continue to create their own distinct political, artistic and religious forms which are a long away from this notional “Brazilian culture”. If we look at those States without prominent Slavic or German groups, we find another negation of the country´s supposed “Latinity” : African influences. These are specially strong in Bahia´s markedly islamic religion and culture. In Pernambuco, Paraiba and other north-eastern states, vestiges of dutch culture can be detected in among the Portuguese, while the region´s intellectual history has been marked by a German influence which is perceptible even today.

The German cultural heritage is particularly strong in Chile, especially in the army. There is also an obvious German presence in Paraguay and Peru, which has a prominent Japanese community. The Anglophilia of the Argentinean upper classes has become something of a joke to their neighbors, while powerful movements in Chile and even Brazil have tried to strenghthen the German cultural and economic presence in these countries. (7) A similar phenomenon has occurred in Uruguay. In contrast, countries to the north, such as Venezuela, have assimalet Northe American cultural models more throughly than their neighbors.

It is undeniable that French culture has had a decisive influence on the official and unofficial culture of many countries. This was the case in Brazil, from the Empire periodo through to World War I, when the arts, politics, economics, science and even the military were indebt to Gallic models and products. Only after World War II did the army begin to model its techniques and strategies on those of the United States. In recent decades howeverm Brazilian interest in French culture has waned somewahat, largerly through fault of the French government itself, which has failed to maintain its connection in the region. Among university freshmen, those with a basica grasp of French are outnumbered by both English and the German speakers.

From the above, it follows that while political considerations (and, therefore, the concept of “Latinity”) will be central to South America´s cultural self-definition and global positioning in the coming century, it would be a mistake to overlook the minority cultural “pockets” that are so much a part of the national fabric. Some of these communicate with one another, others remain obstinately isolated. Nowadays it is not so uncommun for former German colonies to attempt to forge new links with the motherland. The same has happened with Italy, Spain, Portugal and, to a lesser degree, France. Since it is possible to claim the former nationality of one´s grandparents, many citizens are trying to add an Asian or European nationality to their South one, while developing their links with the linguistic, social, scientific and cultural practices of the old country. This phenomenon is recent, but developing fast. And while most grandchildren of European immigrants (particularly those from Ukrainem Germany, Hungary, Poland and Russia) studying in universities in the Brazilian Souths still don´t speak their ancestral languages, European countries are trying to change this situation.

Cultural Globalization

The “Latinity” of south America is thus a universal abstraction, an increasingly square peg in the round hole of social, political and economic reality —all the more so since the growing cultural influence of the U.S. renders impossible the kind of “Latin hegemony” that could be envisaged in the 19th and early 20th centuries. At a time when adoption of the US dollar as the national currency is increasingly seen as the only bulkwark against economic collapse, when cable TV and the internet are the new and highly efficient agents of an imperial style Pan-americanism. It is important to redefine the real meaning of this “Latinity” which almost automatically disapears in the analysis of South American cultural and social diversity.

Notes

(1) A. Ardao : Panamericanismo y Latinoamericanismo. America Latina en sus ideas. (Mexico City: Siglo Veintino Editores, 1986).
(2) Refer to Paul Benichou´s well-know analysis: Le Temps des Prophètes. Doctrines de l´age romantique. (Paris, Gallimard, 1977).
(3) Letter dated july 3, 1862. Cf. M. Rojas, Los Cien Nombres de America. Eso que Descrubio Colón (Barcelona: Lumen, 1991).
(4) Cf. Ivan Lins, História do Positivismo no Brasil (São Paulo, CECEd. 1991).
(5) Julio de Mesquita Filho: A Crise nacional. Reflexões em torno de uma data (São Paulo, Seção de Obras de O Estado de São Paulo, 1925). Cf. Roberto Romano: Brasil, Igreja contra Estado (São Paulo, Kayrós Ed. 1979).
(6) More informations avaiables: http://www.baraodeantonina.sp.gov.br/historia.asp
(7) Brepohl de Magalhães, M.D. : “Os Pangermanistas Na Argentina, No Brasil e No Chile.” In: E. G. Dayrell; Zilda Iokoi. (Org.). América Latina Contemporânea: desafios e perspectivas (São Paulo, Ed. Expressão e Cultura, 1996), páginas 212.
Roberto Romano
Translation from the French, C. Penwarden.
Roberto Romano teaches political philosophy at the Universidade Estadual de Campinas. His publications include Lux in tenebris, Silence et bruit and others books and articles.

Artigo publicado no jornal Zero Hora.

Colunistas

Roberto Romano: branco!

"As fogueiras da Inquisição, as guerras religiosas, violências dos que se diziam cristãos e agiram como feras, foram pecados graves"

Por: Roberto Romano*
27/06/2015 - 15h01min
Roberto Romano: branco!  MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO
Kayllane Campos participou de um ato contra a intolerância religiosa depois de ser apedrejada no Rio de Janeiro Foto: MARCOS ARCOVERDE / ESTADÃO CONTEÚDO  
 
* Roberto Romano é professor titular de Ética e Filosofia Política da Unicamp.

O branco, na Igreja primitiva, era marca de alegria, paz e ressurreição. Na modernidade, a cor era o distintivo dos protestantes, que o adotaram "para marcar a clara consciência e cumprir seus fins, manter a honra divina e pública" (La Popelerière). Os batalhões huguenotes usavam lenços brancos no pescoço, colorido da fé pura. A cor da roupa é um traço importante na vida humana, sobretudo na esfera cultural.

No cristianismo, o culto se interioriza, muito por obra de Paulo. A marca do crente não está apenas nas vestes e nas cores, mas reside na consciência. Deus é adorado "em espírito e verdade"(João, 4:23). Na versão grega do Evangelho, o verbo é grafado como "zeteo", que significa "pesquisar", não em sentido filosófico, mundano. Na Primeira carta aos Coríntios, os judeus são indicados como povo "semiótico" e os gregos são ditos "zetéticos": "Os judeus procuram sinais, os gregos sapiência" .
Mas Paulo interroga: "Onde está o sapiente? Onde o gramático? Onde o inquiridor do tempo? Não fez Deus loucura da sabedoria mundana?". Os querelantes orgulhosos são condenados pelo apóstolo.
O ensino evangélico não é sábio, mas louco segundo "o mundo" (1 Coríntios). O veto às lutas fica bem claro em Romanos, 14:1: "Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas". 

Todo o trecho é um hino de respeito ao próximo, mesmo que ele faça e pense coisas reprováveis aos nossos olhos: "Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo". 

Uma palavra chave em Paulo é "syneidesis", a via interior rumo a Deus, da qual a consciência é fonte. O termo encontra-se 30 vezes no Novo Testamento, mas não aparece nos Evangelhos. Cristo usa a língua judaica para nomear a consciência. Esta tem como sede o "coração", lugar onde lutam a luz divina e as trevas do remorso. "Bem aventurados os que têm o coração puro, porque verão a Deus"(Mateus, 5:8). Quem obedece à syneidesis sabe que é pecador e não condena o próximo, não é orgulhoso de sua verdade nem de sua prática religiosa, política, cultural. 

A Igreja cristã, mais ampla do que a católica e a reformada, tem como tesouro ético comum a doutrina da syneidesis. Não raro, no entanto, a consciência é violada pela arrogância dos que, nos corpos eclesiásticos, mantêm postura farisaica. As fogueiras da Inquisição, as guerras religiosas, violências dos que se diziam cristãos e agiram como feras, foram pecados graves. No seu saber louco, só eles eram bons e salvos, só eles mereciam o Reino. Os inimigos religiosos falavam como se estivessem no trono divino. Basta ler um poeta protestante magnífico, Paraíso Perdido, de John Milton (1667), para ver que tal atitude é própria de Satã, não dos tomados pela graça. 

Dias atrás, uma criança de 11 anos foi apedrejada no Rio, por usar o branco e o azul da Umbanda. Os apedrejadores, Bíblia sob o braço, quase a mataram porque, disseram, a menina e seus pais iriam para o inferno. A eles, e a seus açuladores, vale a leitura de Paulo e dos Evangelhos, sem mistura de sinais e lucros ou dízimos que lembram Johann Tetzel, jamais Lutero.

Nos próximos dias, vestirei roupas brancas, cor da paz, cristã ou da umbanda, em apoio aos feridos pelo demoníaco orgulho de quem se julga superior e imagina ter o direito de ferir e matar o próximo. "E como podes dizer a teu irmão: Permite-me remover o cisco do teu olho, quando há uma viga no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão"(Mateus, 7: 4-5). Os que atiraram as pedras se dizem evangélicos. Mentira. Eles são herdeiros de Caim, malditos como ele.

Um bom texto de aluno meu na graduação da Unicamp, sobre a frágil moral em O Sobrinho de Rameau.

http://doczz.com.br/doc/570069/%E2%80%9Co-sobrinho-de-rameau%E2%80%9D-1-

Um excelente aproveitamento de meus textos sobre Diderot. (PDF)

www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/208/217

Um bom aproveitamento de meus textos sobre Diderot, Rousseau e outros. O autor recolhe os escritos meus e de colegas, com decoro e justeza. RR

http://filosofia.fflch.usp.br/sites/filosofia.fflch.usp.br/files/posgraduacao/defesas/2008_docs/2008.Evaldo_Becker_doc.pdf

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Saída para a crise está na organização dos "indignados"

Saída para a crise está na organização dos "indignados"
Publicado 26/02/2017 - 07h59 - Atualizado 26/02/2017 - 08h10
Por Milene Moreto


Cedoc/ RAC
"Não há nem sombra de eleição primária no Brasil. Aqui, quando chega a urna, o prato está feito. O eleitor não escolhe. Ele apenas aceita a imposição feita pelos partidos políticos."
A política brasileira vive um dos seus piores momentos. Após o impeachment da presidente
Dilma Rousseff, nada mudou em Brasília, pelo contrário: o caos ainda está instalado no
governo do presidente Michel Temer (PMDB), a população continua dividida e as
medidas adotadas pelo Poder Executivo Federal prometem piorar a vida dos brasileiros.
Apesar do cenário caótico, na economia e na política, o doutor em filosofia e professor de
 Ética Política no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp,
Roberto Romano, afirma que é possível mudar a forma como se conduz o Brasil.
Para ele, os jovens devem forçar sua entrada nos partidos políticos e retomar sua
organização para tirar o poder das mãos dos caciques que comandam o País desde
 a sua fundação. Apenas a mobilização e a união dos brasileiros serão capazes de
instalar definitivamente no Brasil a democracia, segundo ele.'
Correio Popular - Passamos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e 
existia por parte da população uma esperança de que o processo mudasse o 
comportamento dos políticos. Por que isso não ocorreu?
Roberto Romano - O problema da vida política no Brasil está nas conjunturas, e não
nos elementos menores da ordem jurídica. O grande drama brasileiro está no fato de
que o Brasil até hoje — e isso vai assustar os leitores —, não é uma república, não é
uma federação e não é uma democracia. Ele tem traços de república, traços de federação
e de democracia. A lógica do Estado Brasileiro, em vez de ser republicana, é oligárquica.
O Brasil é dirigido por poucos indivíduos que controlam os partidos políticos, as regiões
e que controlam o poder central. Numa república não deve haver privilégios. Vou dar dois
exemplos, mas poderia dar muitos outros. Você tem no Brasil algo que é ignorado em todas
 as repúblicas contemporâneas, inclusive em monarquias, que é a prerrogativa de foro. É uma
coisa odiosa e fere a própria essência de uma república, porque o princípio básico de uma
república é a igualdade de todos perante a lei. Não é uma federação porque no Brasil
municípios e estados não têm plena autonomia. O que há são os famosos três monopólios
do Estado moderno: força cívica, norma jurídica e o monopólio da captação dos impostos.
Você tem uma gigantesca passagem dos recursos dos municípios e dos estados para o poder
central, e esses recursos não voltam. Municípios e estados estão sempre à míngua. O segundo
ponto: não há distribuição igual e justa dos poderes do município, do estado e da república.
Toda essa crise que vivemos nos presídios e nas polícias mostra que não há distribuição
igual de poderes. E aí surge uma ineficiência fantástica da máquina do estado brasileiro.'
Uma máquina ineficiente e gigantesca...
Gigantesca, burocrática e corrupta, necessariamente. O Estado federal não repassa, mas
cobra a dívida dos municípios. O Poder Executivo federal age, em relação a unidades
menores da federação, como um poder estrangeiro que venceu uma guerra e está cobrando
um butim. Na questão da norma jurídica, há um abuso do poder central tanto do Legislativo
quanto no Executivo e Judiciário. Tudo é feito tendo em vista os interesses do poder central
e não dos estados e dos municípios. Nos Estados Unidos cada estado tem uma norma de
segurança, de educação, de direto penal. Há uma federação de fato, embora lá o governo
seja muito centralizado. Com esse governo Trump extremamente arbitrário, é possível ver
a resistência dos municípios e dos estados. Aqui isso é impensável.
Temos alguma perspectiva para modificar esse sistema no Brasil?
Não existe em país nenhum no mundo a quantidade de privilégios que estão atribuídos a quem
opera o Estado, do município até o poder central. Se somar só o que é gasto anualmente para
manter carros para os representantes das câmaras, assembleias... Estamos falando de carros.
 Isso draga bilhões. Você paga o carro, que está sempre sendo renovado, a gasolina, os impostos,
o pedágio, o motorista. Isso não existe em nenhum país do mundo. No antigo regime absolutista,
o rei precisava do apoio da igreja e dos nobres. O absolutismo era um regime altamente corrompido
porque o rei comprava esse apoio distribuindo privilégios. Tirava imposto da igreja, dos padres,
dos bispos, dos cardeais. Os nobres não pagavam impostos como os demais. Mas nunca na história
do absolutismo se tem notícia que o rei pagava carruagens. Aqui ainda pagamos. O que é terrível.
Temos municípios sem recursos próprios que pagam esses privilégios para seus vereadores e
prefeitos. Não tem dinheiro para fazer um poço e a sua excelência está lá cheio de si num carro
oficial com motorista.'
O senhor acha que vivemos um momento de passividade em relação a mudanças profundas 
na política?
Temos uma história de 500 anos de um Estado que abusa do monopólio da força, que abusa do
monopólio do imposto e abusa da norma jurídica. Temos uma história de domesticação da
cidadania por parte dos que operam o Estado. Só para falar da história mais recente, sem falar
das insurreições que ocorreram no século 19 e que foram exterminadas na base do canhão, houve
 no século 20 duas ditaduras ferozes. Duas ditaduras que ignoraram o direito básico da cidadania.
O povo brasileiro tem medo. É um povo que não tem a liberdade interior de exigir coisas. Quando
no final das duas ditaduras as massas foram à rua é porque chegou num nível insuportável.'
Como então podemos transformar o Brasil numa democracia real?
De fato, esses pontos não estão na mudança política que se discute no Congresso. Na realidade,
eles vêm com a conversa absolutamente demagógica e mentirosa da reforma política. A reforma
política é um conjunto de mentiras. É propaganda para jogar areia no olho do eleitor. Não existe
 reforma política verdadeira se você não tem uma democratização dos partidos políticos brasileiros,
enquanto os partidos brasileiros forem propriedade de pequenos grupos de oligarcas. O que é o PMDB? Uma federação de oligarquias regionais comandada por determinados barões da política como Renan Calheiros, Romero
Jucá, que estão aí há muitos anos fazendo estripulias sem que possam ser atingidos. Os partidos
políticos brasileiros são encartilhados, oligarquizados, antidemocráticos. Não há nem sombra de
eleição primária no Brasil. Aqui, quando chega a urna, o prato está feito. O eleitor não escolhe.
Ele apenas aceita a imposição feita pelos partidos políticos.
O senhor acha que os próximos passos da política, como as reformas, podem despertar 
no brasileiro esse desejo de mudança ou uma discussão mais séria sobre o sistema político no
 País?
Quando há multidões indignadas, é necessário que elas estejam organizadas para dar o passo seguinte.
Conseguimos desde 2012 muita gente nas ruas e na internet com alguns frutos interessantes. Por
exemplo, a Lei da Ficha Limpa. A lei tem problemas até de ordem constitucional, mas é um avanço.
O passo seguinte é precisar estar organizado não apenas para cobrar dos políticos, mas para colocar
 pessoas que sejam alternativas a esses políticos. Nos partidos políticos, um dos pontos importantes
da sua não-democratização é que a juventude está expulsa deles. O problema é que o jovem não é
bem-vindo nos partidos, e quando ele consegue entrar, tem que obedecer ordens dos velhos caciques.
Não se criam novas lideranças. Os partidos tendem não apenas para a oligarquia como também
para a gerontocracia. Se somar a idade média dos dirigentes partidários brasileiros dá milênios.
 Como renovar com eficácia? Tem que dar a um jovem uma responsabilidade adequada para a
 idade dele, mas que seja um desafio para ele aprender.'
O senhor acha que falta força neste momento para cobrar essa mudança maior por
 causa da divisão que existe na sociedade hoje entre direita e esquerda?
Isso existe muito. Por força dessa não-democratização, você vai criando os grupos de esquerda
e de direita. Você tem uma esquerda laboriosa, militante, mas ela não tem a arte do diálogo.
Não aprendeu a arte do diálogo e da colaboração. Cada pequeno partido quer a vantagem para si.
Quer que o seu programa vença os demais. Já na direita, na extrema direita que está se formando,
o nome símbolo é o Jair Bolsonaro. Democratas se preocupariam muito com esse fato, de você ter
dois nomes que se sobressaem dessa crise geral da política brasileira: Luiz Inácio Lula da Silva e
Jair Bolsonaro. As pesquisas estão dizendo isso. As pessoas que têm o desejo da democracia no
Brasil deveriam estar muito alertas. Você tem a intolerância e o dogmatismo que não são
 manifestações da democracia.
Essas figuras que representam o lado mais conservador passam uma sensação de 
segurança maior em crises?
A população é sempre dividida entre a passagem do medo e a esperança. O que fazer?
Apoiar um rei ou um presidente ou um regime porque ou você tem medo dele, ou por
que você tem esperança? No caso dessa crise, os políticos mais tarimbados tentam dosar
isso, o medo e a esperança. Se vocês votaram no meu adversário, vocês vão cair na desgraça,
na falência da previdência social, não vai ter mais emprego. O grande slogan do Lula era
“a esperança venceu o medo”. Essa é a velha receita política brasileira. Quando existe uma
multidão exigindo um determinado caminho, é preciso indicar esse caminho, e uma vez
instalado no governo, mudar de direção. Essa é a lógica da demagogia e da propaganda.
Em relação à Lava Jato, muitos projetaram no Judiciário uma salvação da política brasileira.
 E o que temos visto é um outro desfecho...
Eu acho a operação altamente positiva. Ela está identificando as fraturas do estado brasileiro que
permitem a corrupção, a não democracia plena. Ela tem esse valor. Por outro lado, vejo dois
pontos sobre os quais é preciso refletir muito. Esse desejo que a população tem de um salvador.
Como os problemas não são resolvidos, existe a tendência de personalizar a saída no indivíduo.
Projeta-se nele todas as suas esperanças e suas expectativas, deixando de lado a crítica.
O juiz Sérgio Moro é o inatacável da República. Ora, ninguém é inatacável e ninguém deixa
de errar. É preciso apoiar o juiz e a operação Lava Jato, mas com olhos críticos atentos para
os erros. Eu vejo também um autoritarismo muito grande dos procuradores da Lava Jato.
Eles se arrogaram o papel de grandes messias da regeneração da sociedade brasileira e do Estado.
Na sua opinião, qual será o desfecho da Lava Jato?
O juiz Sergio Moro é um profundo conhecedor da operação Mãos Limpas na Itália, que
fracassou justamente porque os juízes e promotores italianos não tinham a prática das
velhas raposas da política italiana. O que aconteceu? A partir do momento em que a
operação Mãos Limpas começou a prender muitos políticos, os políticos reagiram fazendo
leis favoráveis a eles. É exatamente o que está acontecendo agora no Brasil. A quantidade
de leis em causa própria é absurda. Quando toda a política antiga da Itália estava desmoralizada,
com centenas de políticos presos, o Berlusconi apareceu como moralizador. Ele inaugurou
a prática de colocar o empresário como moralizador e corretor da política. Isso que acontece
 com o Doria em São Paulo e com o Trump nos Estados Unidos foi iniciado pelo Berlusconi.
O cenário então tende a permanecer inalterado?
A menos que a imprensa cumpra muito bem o seu papel para fazer o público pensar.
Que esse público deixe de expressar na internet seu ódio e suas convicções.
Teremos um ano pela frente com um pouco de mais do mesmo? Temer centralizando o 
poder, políticos tentando se blindar contra denúncias e punições...
Com um agravante. Quando caiu o Collor, subiu o Itamar Franco. O Itamar era respeitado,
governador de Minas, modernizante, íntegro e era uma liderança em Minas. Ele pegou o País num caos, com uma inflação tremenda, com corrupção, os oligarcas mandando e o que ele fez? Reuniu técnicos que fizeram o
 Plano Real, que começou o combate à inflação para melhorar a vida econômica do País. Havia
um trabalho de utilizar pessoas técnicas e políticas para modificar a vida nacional. O que aconteceu?
Por interesses menores, começou o desgaste da figura do Itamar Franco, que parte da imprensa
paulista começou a chamar de República do Pão de Queijo. A esquerda não se comprometeu
com ele. Luiza Erundina foi nomeada a ministra dele e foi expulsa do PT. Ele também era vice,
estava vindo de um processo de impeachment, mas conseguiu numa política baseada em
honestidade e técnica reverter o quadro. Tanto que os dois governos do Fernando Henrique
e o primeiro do Lula foram resultado dessa transição de Itamar. Não é o caso de Michel Temer.
 Ele nunca foi prefeito, foi secretário de Segurança em São Paulo, ele nunca teve bases próprias.
O grande líder do PMDB em São Paulo se chamava Orestes Quércia. Ele só conseguiu ter
alguma presença maior no PMDB quando Quércia morreu. Ele não é uma liderança em São Paulo.
Ele é um integrante da cúpula sem qualquer influência.
Diante desse cenário de desorganização social não podemos esperar grandes mudanças no 
sistema a curto prazo?
Quanto mais desesperadora é uma situação, mas precisamos ter cidadania. Eu, como republicano
e democrata, acredito que nós devemos tomar a frente da vida política. Os partidos são fechados,
nessa hora é tempo de toda a cidadania consciente correr para os partidos para tentar mudar as
coisas lá dentro. Uma das armadilhas mais eficazes de manter o poder nas mãos dos corruptos
é afastar o cidadão dos partidos. É preciso incentivar os jovens, os cidadãos, a entrarem
nesses partidos e mudar a situação. Nossa única esperança está em nós mesmos.

Comissão Especial da câmara dos Deputados, para a qual fui convidado e falei sobre as 10 Medidas contra a Corrupção

https://www.youtube.com/watch?v=WbBNy6NNdJE

Como revolucionar a nós mesmos. A política de Wittgenstein Revista ihu on-line

Como revolucionar a nós mesmos. A política de Wittgenstein

Revista ihu on-line


  • Como revolucionar a nós mesmos. A política de Wittgenstein

27 Fevereiro 2017
"É a segunda fase do pensamento de Wittgenstein uma expressão de seu conservadorismo? É verdade que, como filósofo, ele pensa em termos de costumes e convenções, de disposições enraizadas e formas bem-entrincheiradas de comportamento. E essa inclinação é, sem dúvida, modelada até certo ponto por sua visão social mais ampla. No entanto, não há nada necessariamente conservador aqui. Uma sociedade socialista também funcionaria via crenças habituais e formas comportamentais bem-assentadas, pelo menos se estiver realizando negócios há bastante tempo. Não é como se tudo estivesse perpetuamente sob debate. Sociedades de esquerda valorizam os legados históricos tanto quanto as de direita. Na verdade, foi Leon Trotsky quem lembrou que os revolucionários como ele próprio sempre viveram na tradição", escreve Terry Eagleton, autor de best-seller, como “Literary Theory: An Introduction”, “Why Marx Was Right” e “How to Read Literature”, em artigo publicado por Commonweal, 11-01-2017. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Eis o artigo.

Este ensaio foi adaptado do livro “Materialism”, a ser publicado pela Yale University Press, de Terry Eagleton.

“Formas de vida” é um conceito crucial na segunda fase da filosofia de Ludwig Wittgenstein. É uma noção mais antropológica que política. Formas de vida consistem de práticas como esfregar o nariz, enterrar os mortos, imaginar o futuro estando à nossa frente, ou marcar na linguagem de alguém uma distinção entre várias formas de sorrir (rir alto, gargalhar, rir de mansinho, etc.), mas não entre um adolescente e um sobrinho pré-adolescente, como algumas sociedades tribais acham apropriado fazer. Nenhuma destas práticas é imune a mudanças; mas aqui e agora elas constituem o contexto dentro do qual o nosso discurso faz sentido, e são, pois, fundamentais em algum sentido provisório. Um fundamento não é necessariamente menor ou menos importante porque ele pode não existir amanhã ou em um outro lugar do mundo. Como escreve Wittgenstein em seu estilo simples, não diga que não existe uma última casa na estrada com base em que sempre alguém poderá construir uma outra. De fato, isso seria possível; mas neste exato momento esta é a última.

Wittgenstein insistia que as formas de vida são “dadas” simplesmente. Quando se pergunta por que alguém faz as coisas de um certo modo, poder-se apenas responder: “Isso é simplesmente o que faço”. As respostas, diz o filósofo, em algum lugar devem chegar a um fim. Não é de se admirar, portanto, que Wittgenstein tenha ganho uma reputação de conservador.

Todavia, ainda que ele seja de fato um pensador conservador, a culpa não é sua. Reconhecer a naturalidade de uma forma de vida não é necessariamente endossar os seus valores éticos ou políticos. “Isso é apenas o que fazemos” é uma resposta bastante razoável quando perguntados por que medimos as distâncias em quilômetros ao invés de milhas, mas não quando perguntados por que alguém administra injeções letais a cidadãos que não têm mais condições de trabalhar.

Em termos morais e políticos, Wittgenstein certamente não foi um apologista para a forma de vida conhecida como a civilização ocidental do século XX. Há inúmeras razões para acreditarmos que ele esteve profundamente infeliz com a cultura da modernidade de classe média dentro da qual, como um vienense formidavelmente criado numa classe média alta, se via preso.

"Uma época sem cultura” é como certa vez a descreveu. Ele pode não ter sido um marxista, mas alguns de seus melhores amigos o foram. Estes incluíam Nikolai Bakhtin, ex-membro do Exército Branco, boêmio da margem esquerda parisiense e Legionário Estrangeiro Francês, irmão mais velho do mais famoso ainda Mikhail Bakhtin e membro do Partido Comunista britânico; o antigo historiador George Thomson, mais tarde convertido ao maoísmo e ativista do idioma irlandês; Maurice Dobb, economista do Partido Comunista; e o economista italiano Piero Sraffa, camarada do prisioneiro Antonio Gramsci.

Wittgenstein era considerado comunista em alguns círculos de Cambridge, e confidenciou a um amigo que, na verdade, o era de coração. O seu amante, Francis Skinner, voluntariou-se para combater via Brigada Internacional na guerra civil espanhola, mas foi dispensado por motivos médicos. Um outro amigo, Frank Ramsay, foi repreendido por Wittgenstein como um “filósofo” burguês que evitou uma ruptura radical com os modos existentes de pensamento.

Em 1935, durante a era stalinista, Wittgenstein viajou para a União Soviética e com uma excentricidade típica requereu permissão para se tornar um trabalhador manual aí. As autoridades ficaram aparentemente pouco animadas com a proposta bizarra. Que Wittgenstein foi um stalinista não é exatamente o fato mais divulgado pelos seus admiradores. No entanto, este parece ter sido o caso. O biógrafo, Ray Monk, não aceita esta sugestão e prontamente a rejeita como um absurdo (“nonsense”), enquanto ao mesmo tempo fornece muitas provas da admiração deste sujeito pelo regime de Stalin.

Wittgenstein não se impressionou pelo discurso dos campos de trabalho e pela tirania soviética, insistindo que os que denunciavam Stalin não faziam ideia dos problemas e perigos que ele enfrentava. Wittgenstein continuou tendo um olhar favorável à União Soviética mesmo depois dos primeiros julgamentos e do pacto entre nazistas e soviéticos; ele afirmou que o que mais tiraria a sua simpatia pelo regime seria o crescimento das distinções de classe. Foi membro de uma universidade que mais tarde produziria uma famosa embreagem de agentes duplos, e ainda que não fosse ele próprio nenhum espião, foi, como Burgess, Blunt, Maclean, Philby e outros, dissidente da classe alta. Talvez ele era familiarizado com a obra de Marx, certamente lia a revista de esquerda New Statesman, não gostava de Winston Churchill e pretendia votar no Partido dos Trabalhadores nas eleições gerais de 1945. Também ficou preocupado com o desemprego em massa e com a ameaça do fascismo. O biógrafo não tem dúvida de que a simpatia do filósofo jaz com os desempregados, com a classe trabalhadora e com a esquerda política. “Estive olhando uma foto do Gabinete Britânico”, friamente escreveu Wittgenstein certa vez, “e pensei comigo: ‘um monte de velhos ricos’”. É tentador detectar uma pitada edipiana neste desprezo, dado que o pai monstruosamente autoritário de Wittgenstein era o fabricante mais rico do império austro-húngaro.

Se Wittgenstein foi atraído pela União Soviética, em grande parte isso pode ter acontecido por motivos conservadores: o respeito que tinha pela ordem, disciplina e autoridade; a idealização tolstoiana do trabalho manual (em que ele próprio fora notoriamente adepto); a sua alta afeição modernista pela austeridade (que ele chamava de “andar descalço”, mas que na Rússia da época poderia ser melhor chamado de destituição); sem falar de sua simpatia por um país que havia produzido o seu querido Dostoievsky juntamente com uma herança espiritual preciosa. Quanto à idealização do trabalho manual, Wittgenstein regularmente exortava os colegas e alunos a desistir da filosofia e fazer algo útil à mudança. Quando um jovem, talentoso discípulo, aceitou estas palavras e passou o resto da vida trabalhando em uma fábrica de conservas, Wittgenstein teria ficado extremamente feliz. Para fazer-lhe justiça, ele de fato tentou ouvir o seu próprio conselho, fugindo, de tempos em tempos, de Cambridge para viver uma vida mais humilde, apenas para ser caçado e levado de volta ao cativeiro intelectual.

Mesmo assim, o marxismo foi uma influência importante, embora oblíqua, na segunda fase do pensamento wittgensteiniano.

Foi a crítica da economia burguesa de Piero Sraffa, crítica que buscou restaurar as categorias reificadas dela aos seus contextos históricos, o que ajudou a inspirar o que se pode chamar de a virada antropológica no pensamento filosófico de Wittgenstein, e que forneceu às “Investigações Filosóficas” aquilo que Wittgenstein, no Prefácio de sua obra, chamou de as suas “mais fecundas ideias”. Foi também Sraffa quem fez o gesto napolitano – os dedos varridos postos por debaixo do queixo – que desempenhou uma parte na transformação do conceito de linguagem de Wittgenstein enquanto os dois viajavam juntos de trem. Quando se trata de se expressar com o corpo, é difícil superar os italianos.

Um amigo de Wittgenstein, George Thomson, certa vez registrou que o filósofo era um marxista na prática, mas não em teoria. É difícil enxergar como uma afirmação como essa seria verdadeira em se tratando de um alguém que reprimia grevistas pela falta de autodisciplina e castigava ativistas pacifistas como “escória”. Ele igualmente associou o fascismo e o socialismo como estando entre aqueles aspectos da modernidade que achava “falsos e estranhos”. Ele pôde ter ficado sentido com a situação dos desempregados, mas também atribuiu um alto valor aos costumes, à lealdade, à ordem, à referência, à autoridade e à tradição; ele condenou a revolução como imoral. Nietzsche, a quem a delicadeza de uma alma pode ser mensurada pelo seu instinto à reverência, compartilhava grande parte desta visão de mundo, embora sem dúvida teria considerado a fé de Wittgenstein nos costumes, na convenção e na sabedoria cotidiana como uma capitulação a uma moral “de rebanho” desprezível. Como homem, Wittgenstein podia ser arrogante e incansavelmente exigente, com uma predileção à altivez aristocrática. O pluralismo generoso presente na segunda fase de seu pensamento joga contra o temperamento imperioso próprio seu. A sociabilidade de suas ideias choca-se com o seu ascetismo monacal. Ele considerava o provérbio inglês “It takes all kinds to make a world” [No mundo, há de haver todos os tipos; diversidade é essencial: o mundo estaria incompleto se todos fossem iguais] como sendo o ditado mais belo e amável, porém o pensador parece ter achado estes tipos profundamente inconvenientes.

Mesmo a segunda fase do pensamento de Wittgenstein sendo um pouco anti-Nietzscheana, houve, todavia, uma pitada do “Übermensch” em sua personalidade austera, exigente e não conformista. Como o animal do futuro em Nietzsche, ele era um espírito livre, bastante independente que buscava a solidão na natureza. Pouco animado com a ideia de liberdade individual, viu-se sob o controle de Oswald Spengler, quiçá o pensador conservador mais influente da Europa do século XX. De fato, grande parte de seu pensamento social e político pareceria originar-se na linhagem alemã da chamada “Kulturkritik” [crítica cultural], com sua hostilidade à ciência, ao progresso, ao liberalismo, à igualdade, ao comercialismo, à tecnologia, à democracia e ao individualismo possessivo, com sua aversão a conceitos abstratos e visões utópicas, preconceitos que Wittgenstein compartilhava. Os “Kulturkritikers” falam pela sabedoria espontânea e intuitiva dos aristocratas, em contraste com o racionalismo dissecado das classes médias. O conhecimento é mais “know-how” (saber como) do que “know-why” (saber por quê). Para estes tradicionalistas europeus de classe média, a vida cotidiana é não tem culpa da angustia, da falta de moradia e do tormento espiritual que assola a alta modernidade. Poucos hábitos mentais são mais estranhos ao modernismo do que a confiança tranquila de Wittgenstein no ordinário.

Qual o segredo das contradições aparentes na política de Wittgenstein? Como alguém consegue ficar suspenso desse jeito entre Marx e Nietzsche? Parece haver pouca dúvida de que este tradicionalista fastidioso realmente teve opiniões de esquerda. Talvez algumas delas vieram a desaparecer com o tempo. Mas pode ser também que a sua simpatia pelo marxismo surgiu em parte daquilo que Raymond Williams chama de “identificação negativa”. Como conservador, crítico culturalmente pessimista da classe média moderna, Wittgenstein sentiu-se capaz de fazer alianças com os seus colegas comunistas enquanto repudiava estas convicções em outros. É o caso de adotar como amigo os inimigos do meu inimigo; ou, se preferir, é a relação secreta do latifundiário com o larápio contra o guarda-caça do pequeno burguês. O tradicionalista, afinal de contas, tem muito em comum com o socialista. Ambos os campos pensam em termos corporativos, diferentemente do indivíduo defensor do liberalismo ou do livre mercado. Ambos consideram a vida social como prática e institucional em seu núcleo. Ambos veem as relações humanas como a matriz da identidade pessoal, não como uma violação dela. Ambos buscam castigar uma racionalidade que cresceu demais, retornando ao próprio seu lugar dentro da existência social como um todo.

É a segunda fase do pensamento de Wittgenstein uma expressão de seu conservadorismo? É verdade que, como filósofo, ele pensa em termos de costumes e convenções, de disposições enraizadas e formas bem-entrincheiradas de comportamento. E essa inclinação é, sem dúvida, modelada até certo ponto por sua visão social mais ampla. No entanto, não há nada necessariamente conservador aqui. Uma sociedade socialista também funcionaria via crenças habituais e formas comportamentais bem-assentadas, pelo menos se estiver realizando negócios há bastante tempo. Não é como se tudo estivesse perpetuamente sob debate. Sociedades de esquerda valorizam os legados históricos tanto quanto as de direita. Na verdade, foi Leon Trotsky quem lembrou que os revolucionários como ele próprio sempre viveram na tradição.

De qualquer forma, o conservadorismo de Wittgenstein põe limites a seu pensamento. Não é verdade, como ele afirma, que para resolver os nossos problemas simplesmente precisamos rearranjar o que já sabemos. Na verdade, isso é flagrantemente falso. Tampouco é verdade, como ele sugere, que alguém em busca de uma resposta a tais dúvidas é como uma pessoa presa em uma sala sem perceber que a porta não está trancada, mas que precisa puxar ao invés de empurrar. Há uma certa loquacidade em tal discurso que ofende. Lembra muito a complacência que Wittgenstein desprezava. Entretanto, alguns dos hábitos mentais mais desagradáveis ele veio a adotar. Em todo caso, o que dizer dos conflitos e das contradições inerentes a uma forma de vida? Não existem momentos em que o consenso é jogado longe? Os costumes e as convenções não podem estar sujeitos à disputa feroz? “É característico de nossa linguagem”, escreve Fergus Kerr parafraseando um argumento de Wittgenstein, “fazer brotar, sobre as bases de formas estáveis de vida, modos regulares de agir”. Mas formas de vida não são sempre estáveis ou modos regulares de agir, pelo menos não em períodos de turbulência política. O próprio Wittgenstein vivenciou uma época de turbulência – uma época em que a crise social e política de proporções titânicas fez sua presença ser sentida entre outros lugares naquela confusão de estabilidade e regularidade que conhecemos como modernidade. Talvez a afeição que sentia pelos costumes e pela tradição era, em parte, uma compensação pela revolta/agitação histórica, um pingo de nostalgia por uma era menos contenciosa.

É uma característica marcante da modernidade que nós nos achemos incapazes de concordar até mesmo nos fundamentos. Quase todo mundo acha que tentar asfixiar crianças pequenas não é um curso de ação a ser elogiado, mas não conseguimos concordar sobre os motivos pelos quais concordamos, e talvez jamais conseguiremos. O pluralismo liberal pode envolver a criação de um pacto com aqueles cujas opiniões repudiamos por completo. Um dos preços que pagamos pela liberdade é termos de conviver com um monte de lixo ideológico. Pelo menos nesse sentido não há certamente nenhuma congruência dentro das formas de vida. Alguém pode replicar dizendo que isso é entender erroneamente a noção essencialmente antropológica de forma de vida, confundindo-a com uma unanimidade moral ou política. Mesmo assim, o conservadorismo social de Wittgenstein pode levá-lo a subestimar o desacordo e o antagonismo, projetando o antropológico para dentro do político. A ideia de um conflito estrutural parecer-lhe-ia bem estranho. É difícil afastar a suspeita de que quando pensa sobre uma forma de vida, é uma tribo ou uma aldeia rural que ele tem em mente – e não uma sociedade industrial avançada.

Tratar de um problema filosófico, Wittgenstein observa nas “Investigações Filosóficas”, é como tratar uma doença. “É possível”, escreve em “Observações sobre os Fundamentos da Matemática”, que “a doença dos problemas filosóficos seja curada somente através de um modo transformado de pensamento e de vida, não através de um remédio inventado por um indivíduo”. Marx poderia ter dito o mesmo sobre a ideologia. Para os dois pensadores, tais problemas conceituais são sintomáticos, diferentemente do sintoma neurótico para Freud, que marca o local de um distúrbio patológico na vida cotidiana – um distúrbio, como a ideologia, que revela e esconde. Marx, Nietzsche, Freud e Wittgenstein não se põem na tarefa de tratar os sintomas. Pelo contrário, procuram abordar as origens do transtorno, o que significa abordar as expressões variadas dele em um espírito de diagnóstico. Somente através de uma mudança de comportamento é que parte de nossos bloqueios conceituais poderão ser mandados para as latas de lixo da história. “De forma alguma tenho certeza”, comenta Wittgenstein, “de que prefiro uma continuação de minha obra por outros a uma mudança na maneira como as pessoas vivem, mudança que faria supérfluas todas estas dúvidas”.

Persuadir as pessoas a mudarem a forma como vivem não é uma tarefa simples. Homens e mulheres, crê Wittgenstein, estão imersos numa confusão mental, e libertá-los dessa condição significa “arrancá-los do número enorme de elos que os mantêm firmes. Uma espécie de rearranjo do todo da linguagem deles se faz necessário”. Tão radical é essa emancipação que irá “ter sucesso somente com aqueles em cuja vida já existe uma rebelião instintiva contra a linguagem em questão e não com aqueles cujo instinto é pela vida no exato rebanho que criou a linguagem como sua expressão adequada”. O pensador que foi acusado de consagrar a sabedoria banal da vida cotidiana volta aqui com o rebanho (manada) nietzschiano. A metáfora política da rebelião, da violência de “arrancá-los”, o sentimento de um antagonismo profundo entre o “rebanho” conformista e aqueles capazes de iluminação: dificilmente essa é a linguagem de um defensor do senso comum. Na verdade, Wittgenstein explicitamente repudia qualquer populismo filosófico. Não devemos tentar evitar um problema filosófico apelando ao senso comum, observa ele, mas permitir sermos levados por completo para dentro da dificuldade a fim de que possamos, ao final, lutar para sair dele.

O segundo Wittgenstein via a tarefa do filósofo não como a de proferir a verdade de cabeça erguida, estratégia que reduziria a filosofia a um caso puramente teórico, mas como a de presentear os leitores com uma série de piadas, imagens, anedotas, exclamações, perguntas irônicas, pensamentos em voz alta, fragmentos de diálogos e perguntas não respondidas, de forma que possam alcançar o ponto em que a iluminação se lança sobre eles e vejam o mundo sob uma nova luz. É um conjunto de táticas que Søren Kierkegaard também implementa, sob o título de “indireção”. “O único método correto de fazer filosofia”, afirma Wittgenstein, “consiste não em dizer alguma coisa ou deixar para que uma outra pessoa faça a afirmação (...) Eu simplesmente atraio a atenção da pessoa ao que ela realmente está fazendo e evito proferir asserções”. Como a psicanálise freudiana ou a crítica marxista da ideologia, a filosofia é, para Wittgenstein, uma atividade desmitologizadora, uma terapia mantida guardada para casos particularmente dolorosos de mistificação. Se o filósofo e o psicanalista tiverem a garantia de que nunca farão algo além das devidas tarefas, não é porque estarão ensinando verdades imperecíveis, e sim porque a fantasia e a ilusão são tão endêmicas à humanidade quando a gripe.

Apesar das suspeitas obscuras que tinha para com a filosofia, Wittgenstein consegue ser gracioso o suficiente para conferi a ela um valor limitado. Segundo ele, para transformar o mundo, é preciso mudarmos a forma como o enxergamos, e a filosofia pode ser útil neste aspecto. No entanto, embora mudar a forma como vemos as coisas é uma condição necessária para mudá-las na realidade, na opinião do pensador esta não é uma condição suficiente. É por isso que ele insiste tanto em que a filosofia deixe tudo como estava antes. A sua tarefa não é prover as bases para a nossa forma de falar, visto que já temos uma em nossa forma de vida. Que absurdo idealista é imaginar que são os filósofos que poderão transformar a nossa atividade! “Será revolucionário aquele que primeiro conseguir revolucionar a si próprio”, comenta Wittgenstein, e um filósofo não pode fazer isso por nós mais do que poderia espirrar em nosso lugar. Como bocejar e vomitar, a emancipação é algo que temos de fazer por nós próprios. Com certeza, isso é algo que Wittgenstein tentou fazer por si. Para ele, a necessidade de reconstruir a própria vida não era uma piedade vazia. Na qualidade de filho de um industrialista incrivelmente rico, ele se desfez de grande parte de sua considerável fortuna e, no curso de sua carreira, foi engenheiro aeronáutico, arquiteto amador, professor em Cambridge, professor de escola primária, jardineiro de um mosteiro, eremita na Noruega e um recluso no oeste da Irlanda. Em tudo isso, demonstrou uma coragem e ima integridade moral exemplares. O seu desprezo pela vida aristocrática não era uma afetação pedante.

A filosofia de Wittgenstein é, de fato, uma forma de iconoclastia. Em “Ecce Homo”, Nietzsche declara a derrubada dos ídolos como sendo uma parte essencial de sua tarefa. Um martelo, acredita ele, está entre as ferramentas mais preciosas do filósofo. Coerentemente com esse espírito, Wittgenstein escreve que “tudo o que a filosofia pode fazer é destruir ídolos”. Ela deve libertar o pensamento humano dissipando certas concepções reificadas que ganharam um controle letal sobre nós.

“Filósofos”, queixa-se Wittgenstein, “como se estivessem a congelar a linguagem e torná-la rígida”. O ceticismo da teoria de Wittgenstein não é simplesmente um preconceito antigo, embora o seja também. Ele ancora-se no materialismo. Boa parte do nosso conhecimento é um conhecimento carnal, baseado nas nossas respostas corporais. Quando Wittgenstein escreve nas “Investigações Filosóficas” sobre como obedecemos “cegamente” às regras, ele não estava tentando fomentar uma subserviência covarde à autoridade, mas, de novo, ancorar o pensamento no corpo. Cruzar a estrada no momento em que a pequena figura verde começa a piscar é um sinal do fato de que a nossa relação com o mundo não é primariamente teórica.

Seguimos o sinal cegamente, o que não significa dizer que o façamos de um modo irracional. Obedecer de modo impensado faz parte da maneira como internalizamos as convenções compartilhadas que governam as nossas formas de vida, convertendo-as em disposição corporal. Não precisamos “interpretar” o símbolo.

Wittgenstein argumenta que a linguagem vincula-se a certos fatos da natureza, assim como ao nosso comportamento corporal. Possuímos um leque de respostas naturais, instintivas a outras respostas (medo, piedade, desgosto, compaixão e assim por diante) que eventualmente acabam entrando em nossos jogos morais e políticos de linguagem, mas que são em si anteriores à interpretação. E estas respostas, pertencentes como o são à história natural da humanidade, são de natureza universal. Fazem parte do que significa ser um corpo humano, por mais que um corpo específico possa ser culturalmente condicionado. É sobre esta base material que as formas mais duráveis de solidariedade humana podem-se edificar. Imaginemo-nos em uma situação em que estamos tentando aprender a linguagem de uma cultura muito diferente da nossa. Observemos como os seus membros cozinham, fazem brincadeiras, prestam cultos, costuram suas roupas, punem os transgressores e assim por diante, e ao assim fazer poderemos encontrar uma base para entender suas formas de expressão na medida em que elas se ligam a estas atividades. Entretanto, grande parte disso depende de compartilhar a mesma constituição física como eles compartilham – no que Wittgenstein chama de a “expressividade natural” do corpo humano. Se, ao proferirmos palestras magnificamente eloquentes sobre suas crenças cosmológicas, completando-as com alusões eruditas e observações interessantes, eles responderem como se tivessem tendo suas pernas amputadas à altura dos joelhos sem anestesia, compreendê-los iria ser uma tarefa quase impossível. Melhor seria encontrarmo-nos com coelhos. Conforme observa Fergus Kerr, “é a nossa corporeidade que funda o nosso ser capaz, em princípio, de aprender qualquer idioma natural sobre a terra”.

A concepção wittgensteiniana de filosofia é indevidamente modesta. Ela pode ser mais do que uma terapia a mentes mistificadas. No entanto, na busca por subjugar as pretensões da filosofia, ele revela um respeito pelo mundo mundano que não é comum na intelligentsia. Em seu estilo patrício, ele pode na verdade ser demasiado crédulo quanto à prática estabelecida. Em sua melhor forma, não obstante, o pensador combina a sensibilidade de um artista à vida comum, com a insistência de um profeta segundo o qual o homem e a mulher ordinários (comuns) devem ser arrancados do apego a fantasias egoístas. É um equilíbrio bastante raro.

Leia mais