- 17.08.2017
Sputnik: Brasil mira 'Macron brasileiro' em 2018, mas pode ter novo Collor ou Berlusconi
A decadência da política brasileira se aprofunda na medida em que se aproximam as eleições de 2018; prova disso são algumas das principais propostas discutidas pela Câmara dos Deputados para uma reforma política, a qual, segundo analistas, visa somente permitir a manutenção do poder nas mesmas mãos; reportagem da agência Sputnik Brasil
Agência Sputnik Brasil -
Parece não ter fim. A decadência da política brasileira se aprofunda na
medida em que se aproximam as eleições de 2018. Prova disso são algumas
das principais propostas discutidas pela Câmara dos Deputados para uma
reforma política, a qual, segundo analistas, visa somente permitir a
manutenção do poder nas mesmas mãos.
Dados divulgados em junho pela Datafolha evidenciam o que é
de conhecimento comum no país: apenas 2% da população diz ter "muita
confiança" nos partidos políticos brasileiros, ante uma rejeição de 69% —
que se iguala à impopularidade do atual presidente da República, Michel
Temer (PMDB).
Não por acaso, o cansaço com o antigo establishment político
do Brasil, somado a uma forte crise econômica que perdura há pelo menos
três anos, torna o cenário perfeito a um novo "fenômeno". Assim, já não
surpreende o eleitorado brasileiro a ideia de que o país pode eleger,
dentro de um ano, a versão tupiniquim de Emmanuel Macron.
Ex-banqueiro e ex-ministro da Fazenda do então presidente
francês François Hollande, Macron se elegeu ao se apresentar como
novidade, como um candidato centrista, e com ideias novas, antes um
momento de descrédito de partidos tradicionais franceses. Ele foi a
resposta eleita contra a direita mais reacionária, representada por
Marine Le Pen.
Mas o quão crível é a possibilidade das eleições
presidenciais de 2018 no Brasil elegerem alguém de tal perfil? Segundo
especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil, a idealização em torno de um
"Macron brasileiro" pode na verdade empurrar o país para os braços de um
"novo Collor", ou ainda para uma encarnação nacional do italiano Silvio
Berlusconi.
O ideal "macronista"
Nas eleições municipais de 2016, a plataforma criada em
torno de "outsiders" (pessoas que se diziam não vinculadas à política
tradicional) foi bem sucedida em pelo menos três cidades do país: em São
Paulo (com o tucano João Doria Jr.); em Belo Horizonte (com o
ex-presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil); e na cidade mineira de
Betim (com o empresário Vittorio Medioli, dono de uma fortuna de R$ 350
milhões).
Das eleições mencionadas, a ascensão de Doria é a
considerada mais impressionante. O tucano de 59 anos venceu a disputa
pela Prefeitura paulistana no primeiro turno, um feito inédito em
pleitos locais, colocando-se como alguém que "não político", mas sim "um
gestor". Ainda que a afirmação possa ser questionada, ela ganhou tração
e o elegeu.
À Sputnik Brasil, o cientista político estadunidense e
professor da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer, disse
acreditar que Doria aparece hoje como aquele que poderia emular mais
estreitamente aquilo que foi visto na França com Macron. Ainda segundo
ele, o tucano pode ainda se beneficiar de algo que o francês não teve.
"O Macron teve de construir o seu partido (Em Marcha) do
zero e lançou uma porção de novatos ao Parlamento, elegendo uma maioria
absoluta. Já o Doria se lançou por um partido tradicional (PSDB). Agora o
DEM quer atraí-lo, mas os três principais caciques do partido (Aécio
Neves, José Serra e Geraldo Alckmin) estão 'manchados' de alguma forma.
Então há espaço para ele ser o candidato tucano à Presidência em 2018",
afirmou.
Porém, há quem discorde de que seja possível a eleição de um
Macron tupiniquim no próximo ano. É o caso do cientista político e
professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maurício Santoro. Para ele, a situação
na França foi muito peculiar e é improvável replicar a mesma estratégia
no Brasil.
"Apesar de ter criado fascínio aqui, a estratégia de Macron
não poderia ser replicada no Brasil. Ela funciona em um país com classe
média ampla, que se beneficia ou pode se beneficiar da globalização. Os
indicadores aqui apontam para uma eleição muito polarizada, e os nomes
centristas, como o de Marina Silva, não vêm muito bem. Hoje não há muito
espaço para ser essa 'ponte', para esse centro político", avaliou
Santoro.
"A figura do 'outsider' em outros países é associada a um
discurso extremista, agressivo, contra o sistema político existente e
contra tudo o que está lá. Embora se colocasse como o novo, Macron
estava bem inserido no sistema partidário francês. E ele não vinha com
tal retórica agressiva, mas sim com várias ideias com mais apelo junto
aos jovens. Por isso deu certo lá", continuou.
O cientista político da Universidade de Campinas (Unicamp),
Roberto Romano, também desmonta a tese do "Macron brasileiro" pela
simples falta de nomes viáveis, sobretudo que estejam hoje fora da
política tradicional do país. "Macron não era outsider. E no Brasil não
temos hoje nenhum nome novo ou de fora que possa ser considerado para
2018", afirmou.
O medo do "Caçador de Marajás"
Tido como a esperança de dias melhores no Brasil, Fernando
Collor de Mello foi, em 1989, o primeiro presidente eleito pelo voto
direto no Brasil em mais de duas décadas. Com o slogan "Caçador de
Marajás", o ex-governador de Alagoas não durou mais do que 33 meses na
Presidência da República. Por corrupção, acabou renunciando durante o
andamento de um impeachment que tinha contra si, e que lhe custou os
direitos políticos por oito anos.
De acordo com os analistas ouvidos pela Sputnik Brasil, a
idealização pelo fenômeno Macron faz com que o Brasil não enxergue mais
claramente que, hoje, a possibilidade é muito maior do sistema político
do país reproduzir um "novo Collor" em 2018. O então candidato pelo
nanico PRN também era um "outsider" da época, quando o Brasil vivia uma
grande crise econômica e os partidos estavam desacreditados.
"É parte do problema da hegemonia de determinados partidos.
Veja que o PMDB nada mais é do que um grupo de comitês municipais,
porque entra e sai governo e o partido não emplaca candidato [à
Presidência], mas possui uma bancada fortíssima no Congresso. O partido
do Collor na época era 'de bolso', e ele atacou o PMDB quando não
conseguiu satisfazê-los", relembrou Roberto Romano.
Outro cenário que pode empurrar o Brasil a um temido Collor
versão 2018 é a expectativa de uma eleição fragmentada, com muitos
candidatos. É o que deve ocorrer se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da
Silva (PT) não for candidato, algo que está diretamente associado às
ações que o petista – principal favorito (e alvo) nas apostas eleitorais
– responde na Operação Lava Jato.
É senso comum que, se Lula for candidato à Presidência da
República no próximo ano, ele será o nome a ser batido, levando a uma
polarização ainda mais profunda. Já em um cenário sem Lula a chance é
grande de que muitos nomes se lancem, um sinal de uma corrida
presidencial aberta e sem grandes favoritos. Um novo 'poste' de Lula
também seria esperado, caso o ex-presidente não esteja no páreo.
"Ele [Lula] fez isso em 2010 ao lançar a Dilma [Rousseff],
mas a realidade era outra: Lula tinha 80% de aprovação, o PIB tinha
alcançado 7,5%. Era outra história. Fala-se em [Fernando] Haddad
[ex-prefeito de São Paulo], mas temos que aguardar. Acho que Ciro Gomes e
Marina Silva não passarão dos seus números de sempre [12% e 20%,
respectivamente], e o [deputado federal Jair] Bolsonaro pode atingir
15%, 20%. Se nada anormal acontecer, como uma melhora da economia, não
deve fugir muito disso", opinou David Fleischer.
Tido como principal nome da esquerda, caso Lula não saia
candidato, Ciro Gomes (PDT) afirmou, em entrevista ao jornal El País na
semana passada, que ele seria o melhor nome quando se projeta um
comparativo com Macron – e uma fuga do "erro" que foi eleger Collor. A
tese do ex-governador do Ceará, porém, não possui muitos adeptos.
"É totalmente diferente. O Ciro será muito cobrado pelo seu
passado, pelas muitas mudanças de partido. Além disso, ele será vendido
pelos adversários pela tradição de uma política coronelista,
oligárquica, que vem de uma periferia política. O Macron cresceu na
estrutura do Estado francês. Não vejo o Ciro como algo novo na política
brasileira", resumiu Maurício Santoro.
Lava Jato e o "Berlusconi made in Brasil"
Homem mais rico da Itália em 1994, o magnata Silvio
Berlusconi apareceu como a novidade na Itália, que estava sob os
escombros da Operação Mãos Limpas, que jogou a luz sobre um grande e
capilarizado esquema de corrupção envolvendo empresas e políticos. Não
por acaso, o juiz federal Sérgio Moro costuma comparar a Lava Jato com a
Mãos Limpas, pois as semelhanças são muitas.
Assim, ao errar o "Macron brasileiro" e escapar de um novo
"Caçador de Marajás", o Brasil pode cair nas mãos nada limpas de um tido
"outsider", mas que poderá ser o nome da política tradicional para
salvar o establishment nacional. Foi o que Berlusconi fez na Itália, com
leis contrárias ao combate à corrupção. Ideias como o "distritão" na
Reforma Política em andamento no Congresso brasileiro parecem demonstrar
que os políticos tradicionais estão no chamado "modo sobrevivência".
Na opinião de Mauricio Santoro, Berlusconi – que
representava, à época, um viés de centro-direita na Itália – reproduziu
no pleito italiano algo semelhante ao que João Doria utilizou para se
eleger prefeito de São Paulo: "o administrador que levará para a
política os métodos do setor privado". "Ele [Berlusconi] é o grande
exemplo na política contemporânea quando falamos na figura do
'outsider'", complementou.
Como se vê, as eleições presidenciais brasileiras em 2018
apresentam mais riscos do que certezas. A polarização política parece
estar longe do seu fim e, assim, qualquer projeção de um governo
centrista como aquele que Macron prometeu aos franceses ao se eleger soa
como algo muito distante para a realidade brasileira. Não que o Brasil
já não tenha tentado isso no passado.
"Tivemos uma experiência centrista quando o [ex-presidente]
Getúlio [Vargas], no alto da sua sabedoria política, criou o PTB ligado
às suas doutrinas getulistas, para se aproximar ao nacionalismo à
esquerda, e depois o PSD para ser o partido voltado ao eleitorado de
centro. Isso persistiu até o Jânio Quadros, que se elegeu pela
direitista UDN, que de tão pequena não conseguiu sustentá-lo por um ano
todo. O antigo PSD foi o mais próximo de um partido centrista na
política brasileira", explicou Roberto Romano
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