Flores

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segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Final do artigo, no post anterior.





A vida do Estado só vale na medida em que valem a vida dos que o compõem, esta é a sua razão de ser, esta é a soberania do corpo social. Quanto mais ampla a alegria, mais diminui o medo. A democracia efetiva é, de fato, o único remédio eficaz contra o pavor mútuo dos indivíduos. Esta é a grande réplica de Spinoza ao pensamento dos que, a exemplo de Hobbes, multiplicam o pânico e a insegurança, por força de reprimir a liberdade pública dos cidadãos. Finalizando, resta lembrar que para Spinoza é possível vencer o medo e adquirir liberdade para todos. Segundo ele “Não é para manter o homem no medo e fazer com que ele pertença a um outro que o Estado foi instituido. Pelo contrário, é para liberar o indivíduo do medo, para que ele viva tanto quanto possível em segurança, isto é, conserve, tanto quanto puder, sem prejuízos para os demais, seu direito natural de existir e de atuar. Não, eu repito, o fim do Estado não é o de fazer com que os homens passem da condição de seres racionais ao de bestas brutas ou de autômatos. Pelo contrário, ele é instituido para que sua alma e seu corpo cumpram todas as suas funções, para que eles mesmos usem uma razão livre, para que não lutem por ódio, cólera, astúcia, para que eles se suportam sem malignidade uns aos outros. O fim do Estado é, realmente, a liberdade”.   Tratado Teológico-politico, Capítulo XX. 



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